Il Deserto Rosso (O Deserto Vermelho) por Michelangelo Antonioni

desiertorojo6403

Clássica obra (dentre tantas) de Michelangelo Antonioni! Esta película de 1964 é o primeiro filme colorido do diretor italiano e mostra sua particular visão da industrialização e do que se chama “desenvolvimento”.

Il Deserto Rosso é inovador tanto no uso da trilha sonora eletrônica do compositor Vittorio Gelmetti, como na cinematografia colorida “mutada” e levemente saturada do legendário Carlo Di Palma; ambos elementos são cruciais para a criação de um ambiente desconfortável, onde se permeia a fobia e a instabilidade emocional e psíquica. A monotonia das máquinas e da insanidade só é quebrada por uma cena filmada no mediterrâneo, na linda Sardinia, onde uma menina nada ao canto operístico composto por Giovanni Fusco, o que faz um contraponto importante para o ritmo desesperador do filme.

Outro trunfo é Monica Vitti, que esta violentamente bela e desamparada como uma dona de casa a beira de um ataque; tanto na cena inicial, onde ela aparece em meio a uma greve, ou em um jogo erótico entre casais, em uma casebre abandonado em meio a neblina.

Veja o filme se puder, aqui vai o trailer, produzido pela Criterion Collection com três motivos que tornam essa película imperdível.

Anúncios
Esse post foi publicado em Misc e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s