Granular synthesis

Tenho estudado essa técnica essencialmente usada em musica feita por computador chamada “Granular Syntesis”, essa técnica consiste em sintetizar o áudio em uma escala de tempo de micro-som com menos de 50 MS de duração chamado “Grain”. Controlando o sinal digital por um computador, essa técnica permite que possamos mexer em pequenos pedaços do áudio e descaracterizar totalmente sua forma criando uma nova textura sonora e uma nova amplitude para o determinado trecho.
Alem de poder manipular pequenos trechos na onda, o que só é possível na forma digital e não analógica, a granulação pode produzir vários efeitos como amplitude modulation, time stretching, stereo or multichannel scattering, random reordering, disintegration and morphing.
O pioneiro e chamado inventor dessa técnica é o compositor modernista grego Iannis Xenakis e Curtis Roads é creditado como a primeira pessoa a usa-la em uma gravação. Hoje o Granular Synthesis é desenvolvido por toda uma geração da musica eletrônica IDM, Minimal e Glitch, nomes como Boards Of Canada, Autechre e Aphex Twin usam e abusam dessa ferramenta.
Alguns programas e VST’s podem ser encontrados Free na Internet.

http://en.wikipedia.org/wiki/Granular_synthesis

http://www.granularsynthesis.com/

Anúncios
Esse post foi publicado em My Road, Rec. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s